Vigília da Divina Misericórdia foi especial no Santuário
Na noite deste sábado para domingo, o II domingo da Páscoa, aconteceu no Santuário do Pai das Misericórdias a Vigília da Divina Misericórdia. A Vigília iniciou às 22h e se estendeu até às 2h30 do domingo, já em clima de alegria por começar a Festa da Misericórdia em oração, na Casa do Pai.
Com cânticos de animação e de invocação ao Espírito Santo, o ministério de música preparou os peregrinos para a pregação do Padre Marcio Prado, vice-reitor do Santuário. O sacerdote pregou sobre a parábola do Filho Pródigo (ou do Pai misericordioso) e foi destacando cada figura dessa parábola: o pai, o filho mais velho e o filho menor.
Relíquia de São João Paulo II
Após a pregação, houve um momento muito profundo com a relíquia de primeiro grau de São João Paulo II – uma gota de sangue do nosso querido Papa – adquirida pelo Santuário ainda antes da sua dedicação. O Padre Evandro Lima entrou com a relíquia pela Porta da Misericórdia seguido pelos fiéis em procissão até ao presbitério. Todos, visivelmente emocionados, tiveram a oportunidade de tocar, rezar, pedir a intercessão de São João Paulo II para os familiares, saúde, trabalho e as demais intenções de cada um. É de realçar que neste sábado, 2 de abril, se completa 11 anos da morte do Pontífice: uma imensa graça que abrilhantou esta vigília.
O Padre Marcio Prado dirigiu o momento de intercessão com a relíquia pedindo fervorosamente pelas famílias, pelos refugiados, pelos sacerdotes e pela Comunidade Canção Nova que possui uma Fundação dedicada ao santo: a Fundação João Paulo II. Se recorde que foi durante o seu pontificado que a Comunidade Canção Nova recebeu o Reconhecimento Pontifício temporário.
Adoração Eucarística: momento de intimidade e cura interior
Logo depois, Jesus Eucarístico entrou no Santuário para ser adorado por tantos peregrinos que vieram também para o Acampamento da Divina Misericórdia. O Santíssimo Sacramento passeou pelos corredores do Santuário acolhido e reverenciado. Foram muitas as fotos, os documentos, as lágrimas derramadas diante do Senhor misericordioso no Sacramento.
Por mais de uma hora, Jesus foi adorado e aclamado, já no início do domingo da Misericórdia. Houve também um momento de silêncio, em que Jesus falou a muitos pela Palavra, na intimidade do coração. O Padre Marcio Prado meditou o salmo 84, com gratidão pelo Pai das Misericórdias que nos deu a oportunidade de peregrinar ao Santuário, “recorte do Céu”: “Para mim um dia nos teus átrios, vale mais que mil em outro lugar”.
Houve ainda um momento muito profundo de cura interior da figura do pai e da mãe: diante de Jesus, os presentes foram exortados a perdoar o pai, a mãe, um familiar que possa ter magoado; a perdoar um pai, uma mãe que não foi presente.
Depois de recolher Jesus e finalizar a Adoração Eucarística, os peregrinos rezaram o Terço da Misericórdia, finalizado com o tradicional “Viva Jesus”!
Casal peregrino de Natal participa na Vigília
Raimundo Nunes de Sousa e Maria do Carmo Neta de Sousa, um casal original do Ceará, mas residente em Natal, vieram participar do Acampamento da Festa da Misericórdia.
Rezaram juntos na Vigília pelas três filhas e quatro netos e, também, em ação de graças pois no dia 6 deste mês de abril, completam 44 anos de matrimônio.
Como casal comprometido na Pastoral da Paróquia onde habitam, agradecem ao Pai das Misericórdias por peregrinarem, pela primeira vez, ao Santuário do Pai das Misericórdias.
A Vigília contou com bastantes peregrinos que iniciaram a Festa da Misericórdia na Casa do Pai das Misericórdias, no Ano Jubilar da Misericórdia.
“Pai das Misericórdias e Deus de toda a consolação, ouvi-nos!