Humildade para alcançar a misericórdia de Deus

Humildade em relação a mim mesmo, humildade em relação a Deus, humildade em relação aos meus irmãos.

O Padre Clóvis Melo, sacerdote da Comunidade Canção Nova, presidiu à Santa Missa da Novena do Pai das Misericórdias, no seu quinto dia.

2

Padre Clóvis Melo conduzindo um momento de oração

A homilia foi dedicada ao dom e virtude da humildade, como caminho para alcançar a misericórdia de Deus: “As leituras de hoje nos ajudam a entender um pouco o que significa isso. Para eu experimentar a misericórdia de Deus na minha vida eu preciso ser humilde. Que vem a ser essa humildade, então, para alcançar a misericórdia de Deus?
Humildade em relação a mim mesmo, humildade em relação a Deus, humildade em relação aos meus irmãos.
Em relação a mim, eu ser humilde, significa eu ter um justo olhar sobre a minha vida. Eu me conhecer em todas as minhas qualidades, reconhecer nelas dons de Deus – isto é humildade – reconhecer as minhas limitações, aquilo que eu não sou capaz de realizar. minhas fraquezas e pecados. Isso é humildade, é ter uma olhar honesto para com a minha vida.
(…) Eu ter consciência que se tenho qualidade e virtudes elas foram dadas por Deus: são dons, são graças de Deus. Então, é esse olhar sobre a minha vida. Eu olhar para mim e reconhecer: eu necessito de Deus! (…)
A misericórdia de Deus, meu irmão e irmã, não se manifesta somente no momento que eu pequei, que eu cai, que eu me arrependi e quero voltar. A misericórdia de Deus é a expressão do amor de Deus contínuo na minha vida, na sua vida, na vida de cada um de nós. Na verdade, nós vivemos pela misericórdia de Deus. A nossa vida é expressão dessa misericórdia de Deus, desse Deus que olha com carinho para mim e para você.
Essa misericórdia que conhece a nossa vida, que sabe quem a gente é e que é tão bom para nós.”

Leia mais:
:: O Pai das Misericórdias traz toda a consolação, a quem o invoca
:: O nome próprio do Espírito Santo é dom

Fazendo alusão a São João Vianney, confessor muito admirado, o Padre Clóvis afirmou: “Saiba você que Deus é tão bom e misericordioso que antes de você confessar, Ele sabe que você vai pecar de novo. Mas Ele, por misericórdia e por amor, Ele abre mão de saber do futuro, Ele se esquece de propósito, para poder te perdoar de verdade, no momento em que você vai confessar. Olha a grandeza dessa misericórdia, desse amor de Deus!”
Em relação a Deus, a humildade significa justamente ter aquela atitude de reconhecer: ‘Senhor, eu necessito tanto de Ti, olhando para a minha miséria eu vejo como eu pequei, como eu não correspondi a tamanho amor. Vem em socorro da minha miséria, Senhor! Tem compaixão de mim, tem piedade de mim.
Em relação a meu irmão, ter um olhar misericordioso sobre o meu irmão.”

O sacerdote deu testemunho da sua experiência com o Santuário do Pai das Misericórdias: “Sempre que eu venho aqui neste Santuário eu fico muito contente! Que presente de Deus para nós podermos estar aqui! (…) Ele é o Senhor soberano! Ele é o Pai das Misericórdias! Nós temos a graça, meu irmão, minha irmã, de estar aqui neste Santuário que é em honra d’Ele! Aqui, com esse mosaico, com essa igreja linda, muito mais, com todo o sacrifício de vida que é vivido a cada Santa Missa e a cada dia, nós chegamos aqui e somos abraçados por Ele. Ele olha para nós e tem compaixão, Ele olha para nós e nos ama e cuida de nós.”

Grupo de Venda Nova do Imigrante (ES)

Grupo de Venda Nova do Imigrante (ES)

Nesta Eucaristia, participou um grupo de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. De referir que esta é uma peregrinação de muladeiros: romaria realizada com mulas.

Pai das Misericórdias e Deus de toda a consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário