VIVÊNCIA

Campanha da Fraternidade 2022 "Fala com sabedoria, ensina com amor"

Nesta Quaresma, a CNBB colocou a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Educação”, com o objetivo de fomentar a reflexão sobre a importante questão da educação, sobretudo das crianças e dos jovens.  O lema da campanha é bíblico: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26). É um assunto muito amplo; neste artigo, desejo abordar uma pequena parte dessa imensa matéria.

Educar é a arte mais bela e mais nobre de ser exercida, porque é a arte de formar a pessoa humana. Lapidar essa “pedra preciosa” é missão dos pais e educadores, para que amanhã esse diamante possa brilhar. Educar é algo parecido com o que fazia Michelangelo, que transformava uma pedra bruta numa imagem da Pietá, Moisés, Davi, com paciência, amor e carinho.

“É tempo de olhar em frente com coragem e esperança.” | Foto: CNBB

Coelho Neto dizia que “educar é colaborar com Deus”, e que “é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. Também ensinava que a educação não pode ser feita pelo medo, já que “a educação pelo medo deforma a alma”.

A educação não é só para as crianças e jovens; é para todos; é uma tarefa que nunca termina na vida. Alguém disse que “a vida é uma escola que nunca tem férias”. Cada encontro novo, cada conversa boa, cada aula, cada fato novo, cada livro, cada dor acrescenta algo em nossa educação. O povo se acostumou a dizer: “vivendo e aprendendo”.

Nos nossos dias, disse o Papa Francisco, “é tempo de olhar em frente com coragem e esperança. Que, para isso, nos sustente a convicção de que habita na educação a semente da esperança: uma esperança de paz e justiça; uma esperança de beleza, de bondade; uma esperança de harmonia social”. O Papa destacou a necessidade fundamental de uma educação que valorize o ser humano em sua integralidade, evitando a “cultura do descarte” – que coloca os mais vulneráveis à margem da sociedade”.

Deus quer o nosso desenvolvimento, do homem todo e de todos os homens. A pessoa humana tem três níveis excelentes: o biológico, o racional e o espiritual. O homem bem desenvolvido é aquele que respeita uma escala de valores: acima o espiritual, a comunhão com Deus e com os outros; o racional, em seguida, usando sua inteligência para conhecer e fazer o bem; e mais abaixo o físico, que deve ser bem cuidado para ser a boa sustentação dos níveis superiores. O homem de pé é aquele que prioriza o espírito sobre a matéria; se essa escala for invertida, a matéria esmaga o espírito e o homem agoniza; se arrasta pela vida, não cumpre o desejo de Deus para o qual foi criado.

Todos nós sabemos que a educação escolar no Brasil vai mal e deixa muito a desejar; muitas de nossas crianças e jovens saem da escola sem preparo para enfrentar o mercado de trabalho; não sabem ler direito e muito menos interpretar um texto, uma nota técnica e o manual de uma máquina; isso dificulta muito a vida desses jovens.

A nossa situação educacional é muito inferior à situação da maioria dos outros países, como mostram os dados publicados pela mídia. Há muito que se investir em educação no Brasil, sobretudo em professores bem formados. É fundamental uma escola que ensine as matérias fundamentais e que não desvie o estudo por meio de ideologias.

Por outro lado, a destruição de muitas famílias deixa muitos filhos carentes de uma boa educação humana e religiosa. Isso leva muitos jovens ao mundo das drogas, do crime e da violência, além disso, muitas vidas são desperdiçadas; muitos jovens terminam nas cadeias; uma tragédia humana. A Campanha da Fraternidade visa então estimular a reflexão sobre a importância da família, da escola, da sociedade e da Igreja, em relação ao papel educativo.