RECOLHIMENTO

A importância da vida de oração

“Pela oração se obtém todos os bens e a libertação de todos os males” (São Boaventura)

Não obstante, a oração deve ser para todos nós um meio de nos encontrarmos com Deus e conosco mesmos, pois é na oração que somos munidos de coração adorador e ardor para lutar e vencer as dificuldades do dia a dia, mas também para nos revermos e confrontarmo-nos com a verdade de Deus. São Boaventura, bispo e doutor da Igreja, no século XIII, foi frei franciscano e discípulo de Santo Tomás de Aquino, chegando a ser ministro Geral da Ordem Franciscana e Cardeal da Igreja Católica Apostólica Romana. Com muito esmero, trabalhou lado a lado com o Papa Gregório X, na condução da Igreja, só alguém com um coração ardente de amor por Deus e entregue à Sua vontade poderia nos deixar tão belo ensinamento sobre a vida de oração.

“A oração é um grande ato de amor “| Foto ilustrativa: Vytautas Markūnas SDB via Cathopic

Quem não reza, dificilmente, se salvará, pois pela oração nos unimos a Deus para, no secreto, (cf. Mt 6,6) gozar de Sua presença e da intimidade de um Deus tão grandioso que se rebaixa para estar com os que Ele ama. A oração é um grande ato de amor, pois só se coloca em escuta e atenção do outro quem está cheio de amor e, por amor, acolhe tudo o que o outro tem a dizer.

Assim é o nosso Deus: ama profundamente Sua imagem e semelhança em nós, pois, quando nos olha, procura em nós os Seus traços; e, quando não os encontra, Ele nos espera no secreto, para que possamos nos deixar moldar na sua oficina (cf. Jr 181ss), para que corrija e retire de nós as trincas, as pedras e todos os tipos de artefatos que O impeçam de nos modelar. Deus não se cansa de nos esperar no secreto, tem muitas coisas a nos revelar, mas o que Ele mais deseja é que experimentemos o Seu amor, para que não mendiguemos o amor de ninguém, pois, conscientes de Seu amor, jamais nos afastaremos d’Ele e seremos um com Ele em todas as situações.

Leia também:
:: Cair em si para voltar para o Pai
:: Qual o significado dos sacramentais na vida cristã?
:: O amor que dá avida! Martírio de São Maximiliano Kolbe

Quem vive uma experiência de profunda oração e entrega a Deus sabe muito bem da batalha que se trava para ser melhor para seus irmãos e servir a Deus todos os dias. E, se não perseverarmos, estacionaremos em nossa vida espiritual — pois o mal não se cansa de tramar contra nós para nos afastar de Deus e fazer com que não tenhamos interesse por uma vida virtuosa.

Chegaremos à maturidade na vida de oração, quando nos colocarmos diante de Deus sem interesses próprios, quando não olharmos para nós mesmos e começarmos a olhar apenas para Ele e para os Seus interesses. Este itinerário de oração não alcançamos da noite para o dia, pois, com o nosso interior habitado por tantas realidades que nos cercam neste mundo, e como sempre buscam ocupar o espaço que é de Deus, a oração será uma grande batalha todos os dias, mas só alcançará a vitória aquele que não desistir, que persistir, que, ao ver seu interior como está, não desiste de Deus, não desiste de si, e busca com força e determinação devolver para Deus o espaço que lhe pertence.

A oração é como uma obra de arte: a cada avanço que o artista faz na elaboração e definição da obra, os detalhes vão surgindo, vai ficando mais limpo, mais bonito e definido, refletindo, assim, os traços que o autor quis imprimir em sua obra, assim, se assemelha à oração, em que nos colocamos à disposição de Deus para nos fazer voltar à originalidade que foi perdida ao longo da vida.

Somos uma obra de arte do Deus criador, mas, ao longo do tempo, foram colocados adereços e tantas outras coisas que perdemos os traços que Deus imprimiu em nós, por isso, não é hora de desistir ou desanimar. Enquanto estamos neste mundo e temos vida, podemos sim, com nosso esforço e disposição, lutar para voltarmos à originalidade, nos livrando dos males que nos prendem e nos atormentam.

Tenhamos a certeza: se buscarmos a Deus com reta intenção, Ele não tardará em nos encher de suas graças e nos livrar do mal. Mãos às obras, porque temos um espaço grandioso a conquistar dentro de nós para Deus.

Reze assim comigo: “Senhor Deus de todo poder, aqui estou diante de Ti, te adoro, te amo e quero, a cada dia, ser mais teu/tua. Senhor, as lutas são grandes, as dificuldades imensas, mas o que me faz persistir é a Tua promessa Senhor, o Teu amor que não cessa de me cercar de cuidado todos os dias. Obrigado, Senhor, concede-me fervor e visão todos os dias, para não me afastar de Ti e dos Teus desígnios. Amém”.

Deus te abençoe!