REFLITA

O que me rouba de Deus?

Em um certo lugar do sertão onde a chuva era escassa, água potável só tinham aqueles que possuíam cisternas para armazená-la. Um menino percebeu que, em certa propriedade, havia uma cisterna, e ninguém a vigiava constantemente, apenas iam retirar água pela manhã e, no fim da tarde, para consumo dos patrões. Esse menino teve a ideia, então, de, com uma pequena garrafa, retirar um pouco de água daquela cisterna quando já tivesse sido tirado a parte da manhã dos donos. Assim, ele e sua mãe teriam, ao menos, água para beber durante o dia. E como ele retirava uma pequena garrafa, conseguia escondê-la, e ninguém percebia que estava sendo retirada a água daquela cisterna.

:: Qual o sentido da esmola na Quaresma

Foi se passando o tempo, a chuva não chegou e, um dia, aquele menino retirou a última garrafa de água que tinha naquela cisterna. Quando, no fim da tarde, os empregados foram buscar água para o patrão, perceberam que a água que tinham deixado apenas para pegar no fim do dia não estava mais lá. Só assim perceberam que estavam sendo roubados.

“O que tem te roubado de Deus, das coisas do céu?” | Créditos: Imagem de karlyukav no Freepik

Assim também é o diabo, ele quer nos roubar da presença, do caminho de Jesus, enganando-nos com pequenas coisas que parecem não fazer mal nenhum, mas, aos poucos, vamos nos afastando, esvaziando-nos de Deus, vamos nos permitindo ser roubados da graça, do caminho que nos leva para mais perto d’Ele.

O que tem roubado você de Deus, das coisas do céu?

Convido você a fazer um exame de consciência e, com sua verdade, pensar nas coisas que têm escolhido que roubam o seu tempo de estar na intimidade com Deus por meio da oração, do estudo da palavra, pela oração do santo terço e a busca pelos sacramentos. Talvez sejam pequenas coisas como aquela simples garrafa que era retirada da cisterna, mas se a água é retirada e não é abastecida, a cisterna seca. Assim é também com a nossa busca por Deus na luta pela santidade.

É tempo de voltar, recomeçar. Que Deus nos dê a graça de percebermos onde é preciso recomeçar, quais são as situações, coisas e talvez até mesmo pessoas que estão nos roubando de Deus.

Vinde em nosso auxílio, Espírito Santo! Ajude-nos a fazer a melhor escolha que é permanecer em Deus, na Sua presença, no Seu caminho. Amém.

O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus. (São João da Cruz)