MÊS VOCACIONAL

Famílias missionárias, uma realidade na Canção Nova

Seguindo a inspiração de Dom Bosco, a Comunidade é profundamente ancorada numa ideia de Igreja, concebida como a grande família dos filhos de Deus

Famílias missionárias que vivem a sua vocação ao matrimônio e à paternidade responsável dentro de uma vocação mais ampla, de Comunidade e de Igreja. Assim é o jeito de ser da Comunidade Canção Nova, inspirado no modelo familiar de Casa, desejado por Dom Bosco.

“O mundo de hoje precisa desta contribuição. Deus a está trazendo. Isso é para nós alegria e responsabilidade” | Foto: Arquivo pessoal

A vocação de São João Bosco foi alicerçada em bases humanas e cristãs, a partir de sua vida familiar e de convicções religiosas amadurecidas nos anos de preparação ao sacerdócio, profundamente ancorado numa ideia de Igreja, concebida como a grande família dos filhos de Deus.

Comprometidos com o trabalho, com a educação dos filhos e a vida cotidiana, mas que assumem publicamente viver os compromissos batismais, dedicando-se a Deus na Igreja Católica, em uma vivência comunitária na Canção Nova.

Origem e comunhão eclesial

A inspiração desse estilo de vida nasce no Brasil, em 1978, com a fundação da Comunidade Canção Nova, por Monsenhor Jonas Abib e mais onze membros na diocese de Lorena, São Paulo. Reconhecida, oficialmente, pelo Vaticano, em 2008, como uma Associação Internacional Privada de Fiéis, a Canção Nova abraça os diversos estados de vida numa única consagração e faz parte da Família Salesiana.

Acesse também:
::O amor do Pai
::Família: um dom de amor do Pai
::Chamado de Deus: Lançai as redes

A inspiração da proposta de Dom Bosco busca favorecer a harmonia entre espontaneidade e disciplina, familiaridade e respeito, liberdade e dever. Atualmente, cerca de 1500 membros, entre casais, padres, celibatários e solteiros vivem uma sadia convivência que fecunda a evangelização, por meio dos diversos trabalhos em que atuam, atraindo especialmente os mais jovens. A partir de sua sede em Cachoeira Paulista – SP, a atuação missionária é disseminada para cerca de 30 frentes de missão no Brasil e no exterior, através dos meios de comunicação e encontros de evangelização.

Diversidade de dons

As diferentes pertenças favorecem com que a pessoa viva a sua consagração de maneira integral ou parcial, adaptando-se a sua própria realidade, em uma experiência de comunhão na diversidade de dons. Escritos do fundador Monsenhor Jonas Abib reconhecem que “a família, célula primeira da sociedade e da Igreja, é a única comunidade instituída diretamente pelo próprio Deus desde as origens. Jesus, na Nova Aliança, a enriqueceu com um sacramento: o matrimônio. A família se apresenta assim, como a mais autêntica, a mais essencial e a mais durável forma de vida comunitária”.

A organização da vida dos 839 membros casados busca “respeitar e favorecer a intimidade e as exigências próprias de uma família”. Por meio de documentos internos e acompanhamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, os membros têm a oportunidade de crescer e se santificar como uma família consagrada. Com a chegada dos filhos, é possível “participar com liberdade, na forma que conseguem, de toda a vida e atividade próprias da comunidade”. Em relação ao ingresso dos filhos como membros da Canção Nova, “só poderá acontecer por vocação reconhecida e só depois de completar dezoito anos de idade’. Eles são livres também em não vir a pertencer à Canção Nova”.

Monsenhor Jonas Abib acrescenta que “Deus nos dá hoje a graça de apresentar para a Igreja e a sociedade o modelo novo de casais consagrados e que se empenham em usar de todos os meios da natureza e da graça, para fazer de sua família uma família consagrada. O mundo de hoje precisa desta contribuição. Deus a está trazendo. Isso é para nós alegria e responsabilidade”.

Referências

ABIB, monsenhor Jonas. Nossos Documentos, Estatuto Semente. Editora Canção Nova, 2017.

PIERA, Ruffinatto, WIOLETTa, Malinowska. Publicado em Rivista di Scienze dell’Educazione 47(2009)2, p. 283-299. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1P9AGHWWEdwPi04B9533S3h85u1xzj7d7HH1Tc8gd88A/edit?usp=sharing. Acesso 20/04/22.