Sal e luz do mundo
Como é bom comer um alimento com tempero, não é verdade? O sal é um dos principais temperos para nossos alimentos.
Há algo especial que você gosta que tenha sal?
Ah, eu gosto de sal nas batatas fritas e na pipoca. Sem sal, parece que fica sem graça, sem sabor.
Claro, cuidado com o uso exagerado!
Jesus usou deste elemento (o sal) para dizer que os cristãos precisam dar sabor à vida das pessoas que estão a sua volta. Se o sal não salga, ele perde a sua função: “Ele não servirá para mais nada, senão para ser pisado pelos homens”. Se o cristão não vive como tal, então ele perdeu o sentido pelo qual está neste mundo, dar sabor, dar gosto, dar alegria, dar perdão às pessoas que encontrar.
Jesus falou ainda sobre a luz, a lâmpada para o judeu pobre, que é bem significativa, pois o pobre possuía apenas uma lâmpada. Então, não teria sentido mesmo escondê-la ou colocá-la debaixo de uma vasilha, pois, dessa forma, a lâmpada não iria iluminar a casa, não cumpriria com sua missão de iluminar. Sim, nós cristãos não podemos esconder a Luz que recebemos de Deus no batismo. Faz parte do cristão dissipar as trevas.
Um outro nome dado ao sacramento do batismo é “iluminação”, ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica: “Este banho é chamado ‘iluminação’, porque aqueles que recebem este ensinamento ficam com o espírito iluminado… filho da luz” (1216).
Portanto, não estamos à toa neste mundo, nossa vida tem sentido como batizados que somos: dar sabor e iluminar.
Oração:
“Senhor, ajuda-nos a ser o que devemos ser, a dar um bom sabor, a ser um bom tempero na vida de quem encontrarmos. Ajuda-nos, Jesus, dá-nos coragem para testemunhá-lo e ser luz em tantos lugares e principalmente na vida daqueles que se encontram nas trevas da mentira, da impureza, da corrupção, da desilusão… Brilha em nós, Senhor!”
Padre Marcio Prado
Sacerdote Comunidade Canção Nova
.:Leia mais
Salve Rainha, Mãe da Misericórdia
Dai-nos, Espírito Santo, o dom da unidade!
O Fogo sobrenatural
Batizados e enviados em missão