PENTECOSTES

A promessa do Pai para nós: Vem, Espírito de Amor!

A vida Nova que o Espírito Santo nos dá!

Jesus disse que o Pai celeste dará o Espírito Santo “àqueles que o pedirem” (Lc 11,13). Então é preciso pedir sempre a vinda do Espírito Santo para nossa alma, pois Ele é o nosso Santificador. Por seus dons infusos (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus) e por seus frutos (amor, paz, alegria, bondade, paciência, mansidão, bondade, autocontrole), Ele nos purifica e leva à santidade.

Receber o Espírito Santo na alma nem sempre é uma experiência sensível, mas será sempre uma experiência de fé.

Foto ilustrativa: cancaonova.com

No dia de Pentecostes (At 2), São Pedro disse que essa graça era “para todos”, não só para eles, os Apóstolos. “A Promessa é, de fato, para nós, assim como para os vossos filhos e para todos aqueles que estão longe, todos quantos foram chamados por Deus nosso Senhor” (At 2,38-39).

Jesus não permitiu que os Apóstolos saíssem para pregar antes de receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, porque sabia que eles não conseguiriam implantar no mundo o Reino que Ele tinha inaugurado. Nós também, sem a graça do Espírito Santo, não podemos viver segundo a vontade de Deus.

Leia também:
:: O preço de anunciar a Verdade
:: A santidade e a comunhão dos santos
:: Aprender a ouvir a vontade de Deus

Jesus prometeu aos Apóstolos: “Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade [de Jerusalém], até que sejais revestidos da força do alto”. (Lc 24,49). “E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem ai o cumprimento da Promessa de seu Pai, que ouvistes, disse Ele, da minha boca; porque João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias” (At 1,4).

“Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8).

João Batista também tinha anunciado: “Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados… Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo” (Mt 3, 11).

Recebemos o Espírito Santo no batismo e na crisma, mas, muitas vezes, Ele ficou sufocado em nós por causa de nossos pecados, vida tíbia, falta de oração, de trabalho apostólico etc. São Paulo disse que “quem não tem o Espírito de Cristo não é de Cristo” (Rom 8,9).

Precisamos ser renovados no Espírito Santo todos os dias, sermos “batizados”, mergulhados n’Ele. E para isso é necessário:

1 – Purificar-se

Deus não ocupa nem usa vasos sujos. O Espírito Santo ocupa qualquer coração, mesmo o coração cheio de pecado, porque Ele é santo.

Pedro em Pentecostes: “Convertei-vos e cada um de vós se faça batizar em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados, e recebereis o Espírito Santo” (At 2,38).

É preciso renunciar todos os pecados: soberba, orgulho, vaidade, ganância, ambição, sexualismo, luxúria, adultério, pornografia, homossexualismo, gula, bebedeiras, orgias, raiva, ódios, ciúmes, revoltas, ressentimentos, vinganças, lamúrias, blasfemações, palavrões, horóscopos, magias, superstições, necromancia (consulta aos mortos), cartomancia, quiromancia (leitura das mãos), inveja, preguiça etc.

Limpar a casa e perfumá-la, para que o Senhor da glória seja então recebido. Faça a sua Confissão!

2- Perdoar a todos

A única exigência que Deus nos impõe para nos perdoar – qualquer que seja o nosso pecado – é que estejamos arrependidos e que perdoemos os que nos ofenderam.

“Se perdoardes aos homens os seus delitos também o vosso Pai celeste vos perdoará; mas se não perdoardes aos homens, o vosso Pai também não perdoará os vossos delitos” (Mt 6,14). Essas palavras de Jesus são claras demais!

3 – É preciso querer fazer a vontade de Deus em nossa vida, e querer ser testemunha de Jesus

O Espírito Santo não vem a nós, para o nosso deleite e bem-estar. Ele vem a nós para que, por Ele, possamos renunciar a nossa vontade e fazer a vontade de Deus.

“Tenho um alimento para comer que vós não conheceis. Os discípulos perguntavam uns aos outros: Alguém lhe teria trazido de comer? Disse-lhes Jesus: Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra” (Jo 4, 32-34). “Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6, 38).

4 – Pedir o Espírito Santo com fé

Deus quer nos dar este grande dom, muito mais do que nós queremos recebê-lo. E o grande segredo é pedir, e pedir por intercessão de Nossa Senhora. Ela é a sua Esposa, inseparável. Diga como ela mesma nos ensinou: “Vinde, Espírito Santo, vinde pela intercessão poderosa do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa”.

Deixe seu comentários

Comentário