FORÇA E CORAGEM

A Virtude da Fortaleza: necessária para o cristão

A virtude da fortaleza nos prepara para lutar contra as tentações e o pecado

O profeta Isaías, já no Antigo Testamento, enumera sete dons admiráveis do Espírito Santo ao chamá-lo “Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência e de piedade[…], Espírito de temor do Senhor” (Is 11. 2ss).

A Tradição e a Doutrina Católica nos ensina que, desde o Batismo, habita em nós a Trindade Santíssima. Ainda pequenos, recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Ciência, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus, que, por meio do Sacramento do Batismo, toda a mancha do pecado original é apagada e começa uma vida nova em Cristo. Neste momento, somos incorporados ao Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, participamos das promessas do Pai para nós e somos herdeiros do Reino dos Céus. Esse Sacramento é tão importante que a Igreja, em sua sabedoria, orienta aos jovens que o confirme por meio do Sacramento do Crisma, para que, ali, o fiel, por sua decisão, continue a vivência cristã mais preparado aos desafios da vida, contando com os dons do Espírito Santo, rumo à sua santificação.

“O Reino dos céus sofre violência dos que querem entrar, e violentos se apoderam dele” (Mt 11. 12) | Arte ilustrativa:  @marcoan222 via Cathopic

Dons esses que Deus nos concede para vivermos nossa vida cristã da forma mais perfeita, nos impele a termos a coragem necessária para essa luta diária contra nós mesmos, nossas paixões e os problemas. O Espírito nos dá o dom da fortaleza e nos dirige  para a santificação, na mesma proporção em que nossa disposição coopera com a graça. A fidelidade à vocação cristã depara-se com obstáculos numerosos. Disse Jesus que “o Reino dos céus sofre violência dos que querem entrar, e violentos se apoderam dele” (Mt 11. 12).

A virtude da fortaleza nos prepara para lutar contra as tentações e o pecado. Nos faz corajosos na defesa da fé, da sã doutrina da Igreja e nos ajuda a vencer as zombarias e o respeito humano. A virtude da fortaleza não consiste em realizar façanhas admiradas pelo público, mas implica paciência, perseverança, tenacidade, magnanimidade silenciosa… Pelo dom da fortaleza, o Espírito impele o cristão não apenas àquilo que as forças humanas podem alcançar, mas também àquilo que a força de Deus atinge. É essa força de Deus que pode transformar os obstáculos em meios; é ela que assegura tranquilidade e paz mesmo nas horas mais tormentosas.